DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

SOBREPESO E OBESIDADE

Os termos sobrepeso e obesidade referem-se a um peso corporal em relação à altura maior do que é considerado saudável; ambas as condições, muitas vezes (mas não necessariamente) resultam em uma percentagem maior de gordura corporal, conhecida como tecido adiposo, em comparação com a massa muscular magra. O sobre peso é aplicado para aqueles com um peso ligeiramente elevado, e obesidade para aqueles que são extremamente acima do peso.
  • 69% dos americanos adultos (mais de dois terços) estão com sobrepeso ou obesos.

  • As taxas de obesidade em adultos mais do que dobraram em pouco mais de 30 anos, de 15% em 1976-1980 para 36% em 2009-2010.

  • Há 10 anos, a taxa de obesidade era significativamente maior entre as mulheres do que os homens; atualmente, as taxas são essencialmente iguais - dentro de algumas casas decimais de 36% para homens e mulheres.
  • O índice de massa corporal (IMC) é uma forma comum de expressar a relação entre peso e altura. As seguintes equações são usadas para calcular o IMC:



    O IMC é uma medida importante para a compreensão da evolução demográfica, mas tem algumas limitações, assim como:

  • Ele pode superestimar a proporção de gordura corporal em atletas e outras pessoas com muita massa muscular.

  • Ele pode subestimar a percentagem de gordura corporal em pessoas idosas e outras pessoas que perderam massa muscular.

Por conseguinte, o IMC é apenas um dos muitos fatores que devem ser considerados ao se avaliar se um indivíduo está com um peso saudável – juntamente com o tamanho da cintura, a relação cintura-quadril e uma medida conhecida como "espessura da prega de pele."


Other Features FAQs