DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

VISÃO GERAL DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES

As manifestações mais comuns de uma doença cardiovascular adquirida (ao invés de congênita) são a doença cardíaca coronariana, o acidente vascular cerebral e a doença arterial periférica. A doença arterial coronariana é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre adultos na América do Norte e Europa.

A probabilidade de que um determinado indivíduo adquira uma doença cardiovascular e sofra um evento cardiovascular com risco de vida depende de muitos fatores de risco. Alguns fatores de risco, tais como histórico familiar, gênero, etnia e idade não podem ser alterados. Outros fatores de risco são modificáveis - incluindo algumas condições de saúde involuntárias e alguns fatores relacionados ao estilo de vida. Condições involuntárias, como pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes podem ser tratadas com medicação, bem como com ajustes de dieta e de estilo de vida. Fatores de risco relacionados ao estilo de vida incluem o uso de tabaco, uma dieta pouco saudável, inatividade física e consumo excessivo de álcool, todos os quais podem ser voluntariamente alterados.

É importante entender que apresentar qualquer um destes fatores de risco não significa que você definitivamente irá desenvolver uma doença cardiovascular. No entanto, quanto mais fatores de risco você apresenta, maior é a probabilidade de que você desenvolva uma doença cardiovascular, a menos que você controle suas condições de saúde involuntárias e adote um estilo de vida saudável.

As seguintes percentagens de mortes causadas por doença cardiovascular podem ser atribuídas a esses fatores de risco específicos:

Pressão arterial elevada: 13%
  • Uso de tabaco: 9%
  • Excesso de açúcar no sangue: 6%
  • Inatividade física: 6%
  • Excesso de peso e obesidade: 5%


Other Features FAQs