DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

ORELHA DE SURFISTA

A orelha de surfista é o estreitamento do canal auditivo externo devido a um crescimento ósseo anormal causado por uma exposição crônica a condições frias e úmidas.
O canal auditivo externo é uma estrutura tubular que conduz sons e protege a orelha média. A exostose é uma condição crônica caracterizada pelo estreitamento da metade interior do canal auditivo causado por um crescimento ósseo. A parede óssea cresce lentamente para fora durante um período de anos em resposta a uma irritação local por água fria. Esses crescimentos são chamados de nódulos de nadadores e são comuns em nadadores, surfistas e mergulhadores. Essa condição não está relacionada a infecções, e tampouco é causada por infeções; entretanto, o estreitamento do canal auditivo pode impedir a saída da água, o que aumenta a susceptibilidade a infeções na orelha externa. As proeminências ósseas continuam a crescer enquanto houver exposição continuada à água fria (como a água do mar e piscinas externas em climas temperados). A exostose frequentemente ocorre em amantes de atividades ao ar livre com trinta e cinco a quarenta anos de idade, mas pessoas que sofrem uma exposição significativa à água fria, como surfistas, nadadores e mergulhadores podem desenvolver essa condição mais cedo.

O canal auditivo estreitado está mais propenso a ser bloqueado por cerume ou sujeira, e mais susceptível à orelha de nadador (otite externa). Uma exostose localizada na base do canal auditivo pode formar um poço que retém umidade e é susceptível a infecções.

A exostose é vista como um estreitamento do canal auditivo. O canal auditivo tem em média 7 mm de largura (0,25 polegadas). O crescimento ósseo pode fazer com que ele diminua para 1 mm (0,04 polegadas). Os sinais iniciais incluem a retenção de água no canal auditivo após nadar. A retenção de sujeira e infecções podem fazer com que uma cirurgia seja necessária. Infecções na orelha externa e dificuldade em remove água do canal auditivo externo podem ser recorrentes. Os sintomas de exostose em casos avançados incluem uma diminuição da audição possivelmente combinada com um aumento da prevalência de infeções na orelha. Outras causas de obstrução do canal auditivo externo podem incluir infecção ou impactação de cera de orelha (cerume). No caso de diminuição da audição ou infecções repetidas, a exostose pode ser removida cirurgicamente.A exostose não afeta a aptidão para o mergulho, a não ser que ela esteja ocluindo o canal auditivo ou causando infeções recorrentes. - Vista um capuz em águas frias.

  • Após mergulhar, enxague as duas orelhas com água doce para remover água contaminada e sal.

  • Se você apresentar tendência a ter infeções de orelha, sopre ar quente no canal auditivo externo usando um secador de cabelo (tome o cuidado de garantir que o ar não esteja quente demais).

  • Se suas orelhas apresentarem uma tendência natural a acumular cera, faça com que sejam avaliadas regularmente, especialmente antes de uma viagem de mergulho prolongada.


Other Features FAQs