DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

HIGIENE AUDITIVA

Possuir um canal auditivo limpo é importante para os mergulhadores. Em casos extremos, o cerume pode formar um tampão e aprisionar ar entre ele mesmo e o tímpano, o que pode causar uma perfuração "explosiva" da membrana timpânica ocasionando uma lesão de dentro para fora ao invés da perfuração mais comum de fora para dentro.

Além disso, um tampão de cerume pode impedir que a água resfrie uma das orelhas, enquanto a outra é naturalmente resfriada pela agua que preenche o canal auditivo. Essa diferença de temperatura entre as duas orelhas causa vertigem calórica.

Finalmente, um tampão de cera pode impedir a drenagem apropriada do canal auditivo.

A umidade retida pode causar o amolecimento da pele e criar as condições para uma infecção.

Então, como você deve limpar suas orelhas?Evite cotonetes. Os cotonetes podem empurrar a cera ainda mais para dentro da orelha, tornando a sua remoção mais difícil. Além disso, as pontas dos cotonetes podem se soltar e ficar no canal auditivo. Após alguns dias isso normalmente resulta em uma infecção grave do canal auditivo. Se isso ocorrer, o algodão deve ser identificado e removido por um médico qualificado. Não tente fazer isso você mesmo; você pode acabar perfurando seu tímpano.Ocasionalmente, pessoas que dormem ao ar livre ou que moram em regiões quentes podem acabar com insetos dentro de suas orelhas. Um inseto dentro da orelha pode ser uma experiência assustadora. Para removê-lo, você vai precisar de calma, especialmente se o inseto ainda estiver se movendo ou picando.

No campo, você pode usar álcool isopropílico a 70%, que rapidamente afoga o inseto e limpa o canal auditivo. Você também pode usar uma seringa de êmbolo cheia de água morna e sabão (tipo um shampoo de bebê) e uma solução de peroxido de hidrogênio. Se isso não funcionar, obtenha ajuda médica imediatamente. O método preferencial é a remoção feita por um médico qualificado utilizando instrumentos especiais e um microscópio. Então, como você deve limpar suas orelhas? Ao tomar banho, de vez em quando lave suas orelhas com uma seringa com água morna e sabão e uma solução de peróxido de hidrogênio. Em uma viagem de mergulho, use uma mistura de metade vinagre e metade álcool isopropílico a 70% após um dia de mergulho: isso serve para limpar e secar o canal auditivo, assim como para alterar o equilíbrio de pH para tornar a região menos susceptível a infecções por bactérias. Isso também pode ajudar a prevenir a orelha de nadador (otite externa).

Se você tiver dificuldade de remover água de suas orelhas, tente usar um secador de cabelos. É uma boa ideia levantar a orelha para cima e para trás para endireitar o canal auditivo e então jogar ar quente e seco no canal auditivo durante cinco minutos. Tome cuidado especial para garantir que o ar não esteja quente demais.

Apenas lembre-se de que o cuidado com as orelhas é tão básico e importante quanto o cuidado com qualquer outro de seus equipamentos de mergulho.


Other Features FAQs