DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

GARANTA A SUA SEGURANÇA

A maioria dos mergulhos é atualmente orientada por computadores de mergulho. É importante entender, entretanto, que simplesmente mergulhar dentro dos limites do algoritmo do seu computador não irá garantir a sua segurança. Os computadores de mergulho oferecem orientações baseadas em seu perfil de tempo-profundidade. Eles são incapazes de considerar outras condições ou fatores individuais que podem influenciar drasticamente o seu risco – e, portanto, eles devem ser usados conscientemente. Muitos computadores de mergulho permitem que os usuários façam ajustes no algoritmo dos cálculos, com o objetivo de adicionar margens de segurança. É importante que os mergulhadores conheçam as medidas conservadoras que estão disponíveis, saibam como as empregar e sejam estimulados a utiliza-las – e ainda assim que mergulhem com cuidado. Como regra geral, mergulhos multiníveis progredindo de profundos para rasos, com etapas cada vez mais longas nos estágios mais rasos, irão provavelmente reduzir seu risco descompressivo.

A DD é uma grande preocupação dos mergulhadores devido à gravidade potencial dessa condição. Mas sem diminuir essa preocupação, os mergulhadores também devem se lembrar de que a DD é uma doença relativamente rara e apenas uma de muitas preocupações de saúde relacionadas ao mergulho.

Felizmente, todas as medidas que você pode tomar para diminuir a probabilidade de sofrer uma DD irão aumentar a sua segurança no mergulho como um todo. Essas são as medidas mais importantes:
  • Tome pequenas atitudes em favor do conservadorismo em uma variedade de áreas, para aumentar substancialmente a sua probabilidade geral de um desfecho seguro ao mergulhar.
  • Adquira conhecimento suficiente para permitir que você reconheça tanto os riscos do mergulho quanto as possíveis soluções.
  • Adquira habilidades suficientes, especialmente relacionadas ao controle de flutuabilidade, para garantir que todos os seus mergulhos possam ser conduzidos de acordo com o planejado.
  • Pratique uma boa seleção de duplas, de forma que seus planos e ações sejam compatíveis com aqueles de seus companheiros de mergulho e com hábitos seguros de mergulho.
  • Mantenha uma boa comunicação com seus duplas, para resolver os problemas rapidamente, quando eles são provavelmente mais controláveis. Uma ação coletiva instruída e cuidados da parte de todos os mergulhadores em um grupo é essencial para garantir um bom desfecho.


Other Features FAQs