DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Considerações médicas para mergulhadores com roupa seca






Medical<br></>Considerations for Drysuit<br></>Divers









 




Considerações médicas para mergulhadores com roupa seca


SÉRIE DE REFERÊNCIA SAÚDE & MERGULHO




Considerações médicas para mergulhadores com roupa seca


PREOCUPAÇÕES COM CONSTRIÇÕES



As vedações em torno do pescoço e dos pulsos devem se ajustar confortavelmente, sem apertar demais. Selos apertados demais nos pulsos podem provocar dor nos dedos e nas mãos, o que pode levar a dormência, formigamento ou perda de destreza, além de uma maior suscetibilidade a lesões por frio. No pescoço podem provocar uma condição denominada reflexo do seio carotídeo, que resulta em diminuição do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue para o cérebro, o que pode fazer você se sentir tonto, zonzo e até levá-lo a perder a consciência. O ajuste e a pressão correta das vedações antes do uso ajudarão a evitar a constrição excessiva.





PREOCUPAÇÕES UROLÓGICAS


Lidando com complicações de um sistema de válvula-P.


A micção durante o uso da roupa seca pode ser facilitada pelo sistema de válvula-P, conceito que conta com uma coleção de dispositivos específica para cada sexo. Você deve colocar o dispositivo (cateter) antes de vestir a roupa seca, além de conectar nesse um tubo que conduz a urina para fora da roupa, em direção à água. No entanto, esses sistemas envolvem o risco de complicações, como a pneumaturia (a passagem de ar durante a micção), infecções urogenitais ou uma condição conhecida como compressão genital ou compressão do cateter.


A pneumaturia ocorre quando ar ou gás passa para o interior da uretra antes ou depois da micção. Infecções urogenitais são causadas, frequentemente, pela limpeza inadequada do tubo da válvula-P. Por isso, uma higiene completa após o mergulho, incluindo a desinfecção do sistema de válvula-P após cada uso minimizará tais complicações. O uso de um sistema de válvula-P balanceado, com válvulas de via única, também ajuda a evitar infecções. Além disso, um sistema balanceado de válvula-P ajuda a evitar a compressão genital, que é causada por uma queda na funcionalidade dos tubos de um sistema não balanceado, relacionada à profundidade.








Buoyancy concerns




PREOCUÇAÕES COM A FLUTUABILIDADE



Lidando com o lastro, inversão, inflagem e alagamento da roupa.


O lastreamento correto melhorará a sua flutuabilidade, de modo que sua roupa seca exigirá apenas uma mínima adição ou eliminação de ar. Você deve usar a própria roupa seca para o controle primário da flutuabilidade, em vez de um dispositivo para compensação de flutuabilidade (BCD, sigla em inglês). A roupa sempre precisará de ajuste em diversos momentos do mergulho, e lidar com apenas uma fonte de flutuabilidade reduzirá o número de tarefas nas quais você deverá se concentrar, especialmente durante a subida. No entanto, você ainda deve usar um BCD – tanto como um auxílio para a flutuação depois de emergir quanto como uma reserva em caso de falha de flutuabilidade da sua roupa.


Outros problemas com a roupa seca, embora sejam raros, podem provocar flutuabilidade positiva e subida não controlada. Por exemplo, a inversão é causada pelo acúmulo de gás nas pernas da roupa. A melhor prevenção para esse problema é o lastreamento adequado, porém faixas elásticas e polainas também minimizarão a migração de gás para as suas pernas. Uma hiperinflagem problemática pode ocorrer se a válvula de inflagem da sua roupa ficar presa na posição aberta. Isso pode ser remediado com o uso das válvulas de exaustão para neutralizar o fluxo de ar, ou desconectando a mangueira de inflagem, se necessário.


Se você tiver problemas de flutuabilidade e não conseguir corrigi-los, deve abrir os braços e pernas para diminuir o ritmo da subida e controlar sua respiração. Isso ajudará a minimizar a probabilidade de barotrauma.


O alagamento da roupa seca com água raramente caracterizará uma emergência, a menos que você esteja mergulhando em águas contaminadas ou extremamente frias. O alagamento da roupa pode ser causado pela ruptura de uma vedação do pescoço ou por um dano catastrófico à roupa. Se sua roupa alagar, você deve encerrar o mergulho com segurança, usando seu BCD para a flutuabilidade, conforme apropriado.













Thermal concerns





PREOCUPAÇÕES TÉRMICAS



Uso adequado de roupas isoladas e aquecidas eletricamente.


Se você planeja usar uma roupa seca, é importante utilizar um isolamento apropriado para se proteger de condições de frio embaixo d'água. Para uma proteção térmica eficaz recomenda-se três camadas de roupas: uma camada de base, uma cada isolante e uma carapaça. A função de cada camada é a seguinte:


+ A camada de base (geralmente feita de poliéster ou polipropileno) mantém a umidade distante da sua pele e evita perda de calor por condução.


+ A camada isolante (lã merino, microfibra, lã ou outros materiais) aprisiona e segura o calor para reduzir a perda de calor por condução.


+ A carapaça (membrana, neoprene ou um híbrida) prende o ar, a fim de reduzir ainda mais a perda de ar por condução e convecção.


You should adjust your thermal protection according to the type of dive you intend to undertake. Factors to consider in choosing the weight of your insulating layer include the temperature of the water, your personal metabolism and your anticipated activity level.


Alguns mergulhadores escolhem usar roupas aquecidas eletricamente para obter uma proteção térmica adicional. Tais roupas podem aumentar seu conforto embaixo d'água, porém, se não usadas adequadamente, podem aumentar o risco de doença descompressiva (DD). Para minimizar o estresse descompressivo, deixe o aquecimento desligado ou no ajuste mais baixo durante a fase de descida e fundo para minimizar a absorção de gás inerte. Depois, aumente o ajuste levemente durante a fase de subida e parada, a fim de estimular a eliminação de gás inerte sem a promoção excessiva de superaquecimento localizado, o que pode causar formação de bolhas e sintomas cutâneos.





PREOCUPAÇÕES DERMATOLÓGICAS



Gerenciamento de eritemas, atritos, hematomas e DDs cutâneas.


Há muitas causas para condições cutâneas Dermatological concerns relacionadas ao mergulho. Vedações (particularmente aquelas feitas em látex) podem irritar a pele; se sua pele for sensível, use vedações feitas de silicone ou neoprene ou do tipo gel. Uma roupa mal ajustada pode resultar em atrito; cremes podem proteger sua pele em pontos de contato com a roupa. Hematomas também podem surgir devido a um problema chamado compressão da roupa seca, que é causado por uma falha na adição de ar à roupa durante a descida; isso acontece com mais frequência sob as válvulas e costuras.


Eritemas, atritos ou hematomas podem ser confundidos Dermatological concerns com outras condições cutâneas relacionadas ao mergulho, principalmente a DD cutânea. A DD cutânea, causada por uma forma leve de DD, é um eritema com manchas, parecidas com hematomas, que ocorre, geralmente, nas áreas do corpo com mais tecido adiposo, como o abdome, coxas, nádegas e os seios. A DD cutânea é frequentemente acompanhada de dor ou sensibilidade no tecido profundo e, às vezes, por sintomas neurológicos, como fadiga, tontura, visão embaçada ou memória debilitada. Os mecanismos da DD cutânea ainda não foram compreendidos claramente e não há indicadores precisos da suscetibilidade de um dado indivíduo à tal condição.


O reconhecimento precoce dos sintomas da DD cutânea é importante. Se você tiver mergulhado recentemente e observar lesões cutâneas, deve procurar avaliação médica imediata por um médico treinado em medicina relacionada ao mergulho, para que sintomas neurológicos sejam investigados e um diagnóstico preciso seja obtido.



Faça o download de um arquivo em PDF deste folheto.







Associe-se a DAN




A segurança do mergulho deve ser levada a sério. Quando você se associa a DAN, seus benefícios exclusivos para membros garantem você ter acesso a recursos inestimáveis, incluindo:


Plano de Assistência
150.000,00 dólares (ou o equivalente em moeda local) para tratamento relacionado a acidentes de mergulho e remoção inter-hospitalar.


Além disso, sua associação a DAN apoia pesquisas em andamento, educação e programas médicos que promovem a consciência da segurança no mergulho e asseguram a disponibilidade de recursos médicos se e quando você precisar deles.


DAN Emergency Hotline disponível 24h por dia
0800-684-9111 opção de acesso no Brasil ou+1-919-684-9111opção de acesso tanto no Brasil quanto no exterior. O auxílio esta a uma ligação a qualquer hora em qualquer lugar.


Revista Alert Diver
A revista eletrônica da DAN possui informações médicas e de pesquisa relacionadas ao mergulho, fotografia sub, viagens de mergulho e questões relacionadas ao ambiente marinho.


Esses conteúdos só são viáveis e oferecidos a toda a comunidade de mergulho com o apoio de sua associação.


VEJA MAIS EM DANBRASIL.ORG.BR









Rua Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150.


Campinas SP 13091-611 - Brasil


Tel.: +55-19-3707-1569


DAN Emergency Hotline: 0800-684-9111 (BR) +1-919-684-9111 (exterior)


Associe-se em danbrasil.org.br



Agrdecimentos:
Colaborador de conteúdo: John Francis
Editor Chefe: Petar Denoble












Other Features FAQs