DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

DOENÇA DE MENIÈRE

A doença de Menière é uma desordem que envolve episódios recorrentes de vertigem, e que podem estar associados a vômitos, perda auditiva flutuante, zumbido nas orelhas (tinnitus) e uma sensação de aumento da pressão na orelha.
Essa condição crônica afeta a orelha interna. Ela causa vertigem e disfunção auditiva. Um episódio de vertigem debilitante pode envolver náusea e vômitos severos. Além disso, a doença de Menière pode causar audição abafada ou prejudicada. Os indivíduos também podem apresentar uma sensação de aumento de pressão na orelha. Enxaquecas também já foram associadas a essa condição.O tratamento se concentra no controle dos sintomas. Os medicamentos são usados para controlar a vertigem e as náuseas e vômitos associados. Diuréticos são às vezes utilizados para ajudar a regular o excesso de volume da endolinfa (fluido contido na orelha interna) que está associada à doença de Menière.

Uma consulta com um otorrinolaringologista é recomendada, pois procedimentos cirúrgicos podem ajudar a aliviar os sintomas. Para uma indicação em sua região, envie um e-mail para medicina@danbrasil.org.br.
Essa condição é variável. Ela pode se resolver espontaneamente ou progredir e afetar a outra orelha. Se você corre o risco de apresentar sintomas debilitantes como vertigem, desorientação, náusea ou vômitos, você não deve mergulhar; caso esses sintomas ocorram debaixo da água, eles podem levar ao pânico, engasgos e até mesmo afogamentos. Além disso, esses sintomas podem ser confundidos com lesões relacionadas ao mergulho, como barotrauma de orelha interna ou doença descompressiva de orelha interna.


Other Features FAQs