DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

DESVIO DE SEPTO

Um desvio da parede que separa as duas narinas que pode levar a uma obstrução das passagens nasais e dos seios paranasais é um desvio de septo.
O septo nasal á a parede que separa as duas narinas. Quando o septo está fora do lugar ou curvo, isso é chamado de desvio de septo. Geralmente essa condição apresenta pouca ou nenhuma consequência e pode passar desapercebida; indivíduos afetados podem apresentar dificuldade para equalizar. Um desvio de septo pode estar presente desde o nascimento (distúrbio congênito) ou ser causado por um trauma no nariz. Ele é normalmente descoberto em um exame de rotina. Essa condição tem sido relacionada a sinusites assim como a barotraumas (dos seios paranasais e orelha média). Os descongestionantes podem oferecer algum alivio. A correção cirúrgica (septoplastia) é normalmente reservada àqueles que apresentam sintomas como ronco, obstrução nasal, sinusite recorrente e apneia do sono.Não há contra indicação ao mergulho no caso de um desvio de septo assintomático.
Em caso de haver infecções recorrentes ou dificuldade para equalizar, um otorrinolaringologista deve ser consultado. Para uma indicação em sua região, envie um e-mail para medicina@danbrasil.org.br.


Other Features FAQs