DAN Medical Frequently Asked Questions
Back to Medical FAQ List
CORAL-DE-FOGO
>Os corais-de-fogo são cnidários marinhos coloniais que quando tocados podem causar reações cutâneas semelhantes a queimaduras. Acidentes relacionados a corais-de-fogo são comuns entre mergulhadores que não possuem um bom controle de flutuabilidade.
Os corais-de-fogo, que pertencem ao género Millepora, são encontrados em águas tropicais e subtropicais de todo o mundo. Geralmente o coral-de-fogo adota uma formação ramificada verde-amarela ou acastanhada, embora sua aparência externa muitas vezes varie devido a fatores ambientais. Como o coral-de-fogo pode colonizar estruturas rígidas, ele pode adotar até mesmo uma aparência bastante pedregosa com uma coloração enferrujada.
>Apesar de sua estrutura calcária, o coral-de-fogo não é um coral verdadeiro; estes animais são mais próximos das caravelas e de outros hidrozoários.O coral-de-fogo recebe o seu nome devido à sensação de queimadura experimentada por aqueles que entram em contato com um membro da espécie. A reação cutânea leve a moderada que ele causa é o resultado de cnidócitos presentes em seu esqueleto calcário; estes cnidócitos contêm nematocistos que disparam ao serem tocados, injetando sua peçonha.A sensação de queimação pode durar várias horas e está frequentemente associada a uma erupção cutânea que aparece de minutos a horas após o contato. Essa erupção cutânea pode levar vários dias para sumir. Muitas vezes a reação cutânea diminui em um ou dois dias, mas ela pode reaparecer vários dias ou semanas após a erupção inicial desaparecer.
>Lacerações de coral-de-fogo, nas quais uma ferida aberta recebe a peçonha diretamente, são as lesões de-coral-fogo mais problemáticas. O Veneno de Millepora spp. é conhecido por causar necrose do tecido nas extremidades de uma ferida. Estas lesões devem ser cuidadosamente observadas, já que o tecido necrosado oferece um ambiente perfeito para o desenvolvimento de infecções graves.
- Evite tocar nestas formações calcárias.
- Se você precisar se ajoelhar no fundo, procure zonas arenosas claras.
- Lembre-se de que superfícies duras como rochas e conchas antigas podem ser colonizadas por coral-de-fogo, mesmo que não tenham uma aparência ramificada.
- Use sempre roupas de mergulho que cobrem o corpo inteiro para se proteger dos efeitos do contato.
- Tenha um bom controle de flutuabilidade.
- Sempre olhe para baixo ao descer.
- Lave a área afetada com vinagre doméstico.
- Manchas vermelhas e bolhas provavelmente irão se desenvolver. Não as perfure; apenas deixe-as secar naturalmente.
- Mantenha a área limpa, seca e arejada - o tempo fará o resto.
- Em caso de feridas abertas, procure uma avaliação médica.
NOTA: A peçonha do coral-de-fogo é conhecido por ter efeitos dermonecróticos. Compartilhe esta informação com o seu médico antes de qualquer tentativa de suturar a ferida, já que as bordas da ferida podem necrosar.
- Antibióticos e um reforço da vacina de tétano podem ser necessários.