DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

CINETOSE OU MAL DO MOVIMENTO

Cinetose é uma condição que as pessoas podem apresentar quando estão em uma plataforma que se move. Ela envolve uma sensação de mal estar geral, tontura, náusea a vômitos. Também é chamada de mal do movimento. Movimentos passivos perturbam os fluídos dentro do labirinto e afetam o equilíbrio de uma pessoa. Isso é exacerbado quando o cérebro recebe mensagens conflitantes transmitidas pelos olhos, sensores musculares e das articulações (proprioceptores). Em um quarto fechado, a visão indica que o entorno está parado, enquanto os sinais recebidos do labirinto indicam que o corpo está se movendo.

A cinetose pode acontecer quando se viaja em um navio, avião, trem, ônibus ou carro. Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras, mas se os estímulos de movimento forem fortes e a exposição for longa o suficiente, praticamente todas as pessoas sentirão enjoo. Os sintomas da cinetose incluem tontura, transpiração, náusea, vômitos e uma sensação geral de desconforto e mal estar. Os sintomas podem aparecer repentinamente e progredir de uma simples sensação de não estar bem para suores frios, tontura e vômitos. A cinetose é mais comum em mulheres e em crianças de 2-12 anos de idade. Pessoas que sofrem de enxaquecas também são mais susceptíveis à cinetose. A cinetose dura tanto quanto durar o movimento. Uma vez que o movimento para, os sintomas rapidamente diminuem. Algumas pessoas se adaptam ao movimento após um longo período no mar. Se você sabe que sofre de cinetose ou pode ser susceptível a ela, considere esses conselhos:
  • Em um barco: Fique no convés e olhe para o horizonte. Evite inalar fumaças do motor.

  • Em um carro: Sente-se no banco da frente. Se você for o passageiro, observe a paisagem ao longe.

  • Não leia em veículos em movimento. Ler piora a cinetose.

  • Evite refeições pesadas antes de mergulhar.

  • Beba bastante água.

  • Evite bebidas alcoólicas na noite anterior a viagem.

  • Se possível, fique de pé. Sentar-se ou deitar-se pode fazer com que você se sinta pior.

  • Coma bolachas secas para ajudar a acalmar um estômago enjoado.

  • Evite ficar perto de outras pessoas que estejam sofrendo de cinetose.A cinetose pode ser tratada tanto com remédios e produtos que não precisam de receita médica quanto com remédios que precisam.
  • Produtos que não precisam de receita médica: Os anti-histaminicos são frequentemente usados para prevenir e tratar a cinetose.
  • Um efeito colateral das anti-histaminas é a sonolência, que pode ser piorada pelo consumo de bebidas alcoólicas. A sonolência pode afetar adversamente a segurança de um mergulhador.

  • Produtos que precisam de receita médica: Uma opção popular são os adesivos transdérmicos de escopolamina (Transderm Scop, nome comercial nos EUA). O adesivo é aplicado na pele, na região atrás da orelha, pelo menos oito horas antes da exposição e pode ajudar a prevenir o enjoo por até três dias por adesivo. A escopolamina pode causar boca seca, visão embaçada, sonolência e tontura. Pacientes com glaucoma, próstata aumentada e alguns outros problemas de saúde não devem utilizar esse medicamento. Converse com seu médico sobre seus problemas de saúde pré-existentes para que ele o ajude a determinar qual o medicamento mais adequado a você.

  • Remédios Alternativos: Vários remédios alternativos têm sido indicados como sendo úteis para aliviar ou prevenir o enjoo por movimento. Na maioria dos casos, não há evidência de que sejam eficazes. Entretanto, se você apresentar sintomas leves, você pode tentar produtos à base de gengibre ou menta para diminuir os sintomas sem riscos de efeitos colaterais.


Other Features FAQs