DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

ATEROSCLEROSE

A aterosclerose é popularmente conhecida como "endurecimento das artérias. " É o resultado do depósito de colesterol e outros materiais gordurosos ao longo das paredes internas das artérias. A condição apresenta diferentes manifestações, dependendo de quais artérias são afetadas; ela causa doença arterial coronariana (DAC) no coração, aterosclerose vascular cerebral no cérebro e doença arterial periférica (DAP) nos membros.

As paredes das artérias, em resposta à deposição de material gorduroso, também engrossam. O resultado é uma redução progressiva do fluxo de sangue através dos vasos afetados. Esses efeitos são especialmente prejudiciais no coração; a DAC é a principal causa de morte nos Estados Unidos e em outros países industrializados.


Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose, incluindo uma dieta rica em gordura e colesterol, tabagismo, hipertensão, o aumento da idade e um histórico familiar da doença. Mulheres em idade reprodutiva apresentam geralmente um risco menor de aterosclerose, devido aos efeitos protetores do estrogênio.

Os medicamentos usados normalmente para tratar a aterosclerose incluem nitroglicerina (que também é utilizado no tratamento da angina, ou dor no peito) e bloqueadores dos canais de cálcio e bloqueadores beta (que também são utilizadas no tratamento de pressão alta, ou hipertensão; vaja " Anti-hipertensivos " para mais informações sobre estas drogas). Às vezes, os indivíduos com
DAC podem precisar de um procedimento conhecido como revascularização, para restabelecer o fornecimento de sangue – normalmente uma revascularização do miocárdio ou angioplastia. Se esse procedimento for bem-sucedido, o indivíduo pode ser capaz de voltar a mergulhar após um período de recuperação e uma avaliação cardiovascular minuciosa (ver "Questões envolvendo revascularização do miocárdio").
A doença arterial coronariana sintomática é incompatível com o mergulho seguro: não mergulhe se você tiver DAC. A condição resulta em uma diminuição do fornecimento de sangue e, portanto, de oxigênio para o tecido muscular do coração. O exercício aumenta a necessidade de oxigênio por parte do coração. Privar seu coração de oxigênio pode levar a ritmos cardíacos anormais e / ou infarto do miocárdio, (um ataque cardíaco). O sintoma clássico da DAC é dor no peito, especialmente após esforço. Mas, infelizmente, muitas pessoas não têm sintomas antes de sofrer um ataque cardíaco.

Uma história de acidente vascular cerebral - ou de "mini-derrames", conhecidos como ataques isquêmicos transitórios (AITs) - são também, na maioria dos casos, incompatíveis com um mergulho seguro.

A doença cardiovascular é uma importante causa de morte entre os mergulhadores. Mergulhadores mais velhos e aqueles com fatores de risco para doença arterial coronariana devem fazer avaliações médicas regulares e passar por avaliações apropriadas, tais como o teste ergométrico.


Other Features FAQs