DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

ARRAIAS

Arraias são peixes tímidos e pacíficos. Elas não representam uma ameaça para os mergulhadores a menos que sejam assustadas, pisadas ou deliberadamente encurraladas e ameaçadas. A maioria das lesões ocorre em águas rasas quando os mergulhadores ou nadadores estão andando em áreas onde as arraias vivem.
As arraias são parentes próximos dos tubarões: ambos pertencem a classe Chondrichthyes, chondr- significa cartilaginoso e -ichthyes significa peixe. É importante notar que nem todas as arraias possuem ferrões. As arraias com ferrão são um grupo específico de arraias classificadas na subordem Myliobatoidei formada por oito famílias: Plesiobatidae, Hexatrygonidae, Urolophidae, Urotrygonidae, Gymnuridae, Potamotrygonidae, Myliobatidae e Dasyatidae.

A envergadura aproximada de uma arraia com ferrão varia entre espécies, de 30 centímetros a 2 metros (1 a 6 pés). Algumas espécies de água doce podem pesar até 600 kg (1.300 libras).Existem espécies de arraias em quase todos os oceanos. Algumas famílias são compostas apenas por espécies de água doce, que são normalmente encontradas em ambientes de rios tropicais, subtropicais e temperados.As arraias não são, de forma alguma, agressivas e as lesões são raramente fatais. O mecanismo de defesa da arraia consiste em um ferrão dentado na extremidade da cauda com glândulas de peçonha localizadas na base do ferrão. A peçonha é uma mistura variável de substâncias, nenhuma das quais é específica do animal; por conseguinte, a criação de um antiveneno não é possível. As arraias atacam quando são ameaçadas ou pisadas. O ferrão pode facilmente rasgar as roupas úmidas e penetrar na pele, e pode causar lacerações profundas e dolorosas.Estima-se que as arraias sejam responsáveis por cerca de 1.500 acidentes a cada ano nos Estados Unidos. A prevalência em outros países pode ser maior, especialmente lesões associadas a espécies de água doce, mas os dados epidemiológicos são vagos ou inexistentes.As arraias podem infligir feridas ou lacerações de leves a graves. O sintoma inicial é a dor, que pode ser significativa e piorar ao longo de várias horas. Tanto as perfurações quanto as lacerações podem danificar vasos sanguíneos importantes, podendo causar uma hemorragia fatal. O ferrão geralmente se rompe e pode exigir cuidados cirúrgicos profissionais.



É comum que as feridas causadas por arraias infeccionem apesar de cuidados adequados. Possíveis infecções importantes incluem celulite, miosite, fascite e tétano.- Evite pisar em águas rasas turvas ou com baixa visibilidade, onde arraias naturalmente habitam.


  • Arraias muitas vezes se enterram na areia, o que torna difícil nota-las, mesmo em águas tropicais.

  • Se você estiver mergulhando a partir da costa e suspeitar que pode haver arraias, arraste cuidadosamente os pés ao entrar ou sair da água. Esta técnica é conhecida como "espanta arraia." As arraias são animais muito sensíveis, e as vibrações causadas por este movimento podem afastá-las.# Limpe bem o ferimento.

    1. Controle o sangramento, se necessário.

  • Não demore para procurar uma avaliação médica profissional. O risco de tétano e outras infecções graves deve ser minimizado profissionalmente.


Other Features FAQs