DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

ANTIVENENO

Antiveneno, ou antitoxina, é um produto biológico utilizado no tratamento de picadas ou mordidas peçonhentas (não deve ser confundido com antídoto). Embora seja raro, mergulhadores recreativos podem sofrer uma picada (ou queimadura) de animais peçonhentos marinhos, como o peixe-pedra ou um cubozoário, fazendo-se necessário o uso de soro antiveneno. Mordidas peçonhentas, tais como as de serpentes do mar, são ainda mais incomuns.
Antivenenos, ou antitoxinas, são produtos biológicos derivados do sangue desenvolvidos através da injeção de doses subletais de veneno em um animal - normalmente um cavalo, cabra ou ovelha. O animal gradualmente desenvolve anticorpos contra o veneno, que podem então ser extraídos do seu sangue, em forma de soro, para serem administrados a seres humanos. Como a maioria dos produtos derivados do sangue, os antivenenos requerem uma cadeia de frio ininterrupta (refrigeração adequada desde a produção e armazenamento até a administração).Embora não seja normalmente uma preocupação para os socorristas, a administração de antivenenos não está livre de riscos. A administração intravenosa de soro de animais pode causar choque anafilático em indivíduos suscetíveis.Ocasionalmente a DAN é questionada sobre autoinjetores de antivenenos. Conceitualmente, esses autoinjetores de antiveneno funcionariam da mesma forma como os autoinjetores de adrenalina (como o EpiPen®) funcionam para a administração intramuscular. Embora seja certamente uma ideia atraente, os antivenenos são produtos derivados do sangue muito mais complexos do que a epinefrina.

Como tal, eles têm uma vida útil muito mais curta e requerem uma cadeia de frio ininterrupta. Além disso, os antivenenos são administrados por via intravenosa, uma habilidade que está além das habilidades de um socorrista leigo. Esses fatores limitantes tornam esta ideia relativamente impraticável para situações de campo.


Other Features FAQs