DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

ANTI-HIPERTENSIVOS

Há um certo número de fármacos que podem ser utilizados para baixar a hipertensão (que também é chamada de pressão alta). Seus efeitos colaterais variam, por isso alguns são mais adequados do que outros para o uso por mergulhadores.Os betabloqueadores são comumente receitados para tratar a hipertensão, mas eles têm uma grande desvantagem para os mergulhadores: podem reduzir a capacidade do coração para o exercício.
Se uma medicação restringe a função do coração durante o exercício, então há um aumento do risco de perda de consciência, que pode ser fatal durante o mergulho.

Devido a este efeito, os médicos geralmente recomendam que aqueles que tomam betabloqueadores submetam-se a um teste de esforço antes de mergulhar. Segundo o Dr. Alfred Bove, um especialista em medicina do mergulho, os mergulhadores que tomam betabloqueadores, mas que podem atingir um nível de exercício extenuante sem fadiga severa, podem ser liberados para mergulhar. Bove também aponta que, apesar do mergulho normalmente não representar uma carga de trabalho máxima para o coração de um indivíduo, quem toma betabloqueadores deve evitar exercício extremo porque a sua capacidade máxima de exercício pode estar reduzida.
Medicamentos conhecidos como inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) apresentam menos efeito sobre a capacidade de exercício do que os betabloqueadores, por isso muitos médicos os receitam para as pessoas que se exercitam com frequência. Mas, embora os inibidores da ECA pareçam ter menos efeitos adversos, eles podem levar a uma tosse ou inchaço das vias aéreas - condições que poderiam causar graves problemas debaixo da água. Se uma tosse relacionada ao uso de um inibidor da ECA persistir, muitos médicos irão recomendar um outro medicamento. Os inibidores da ECA também devem ser evitado por qualquer pessoa com doença renal.Os bloqueadores dos canais de cálcio não costumam causar problemas para os mergulhadores; eles relaxam as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a resistência ao fluxo de sangue e assim diminuindo a tensão arterial. No entanto, alguns indivíduos que tomam bloqueadores dos canais de cálcio, especialmente em doses moderadas, sentem que uma mudança de posição de sentado ou deitado para de pé provoca uma queda da pressão arterial e tontura momentâneas. Este efeito pode ser motivo de preocupação em mergulhadores, mas os bloqueadores dos canais de cálcio parecem não ter outras implicações adversas para o mergulho.Os diuréticos reduzem a quantidade do excesso de água e sal no corpo; a diminuição do volume de fluidos corporais resulta num abaixamento da pressão sanguínea. Os mergulhadores parecem ter muito pouco problema com diuréticos, embora em ambientes muito quentes eles possam causar perda excessiva de água e, assim, desidratação. Por que a desidratação parece contribuir para o risco de doença descompressiva, mergulhadores podem querer reduzir a sua dose de diuréticos nos dias em que eles se envolvem em mergulho, embora eles devam consultar seu médico antes de fazer isso.


Other Features FAQs