DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Água fria congela o regulador

Gelo no regulador causou free-flow, resultando em cancelamento do mergulho O dia do mergulho estava relativamente frio. A temperatura da água era de 1,6°C (35°F) e a temperatura do ar era de 3,3°C (38°F). Não havia gelo na água nas proximidades da nossa área de mergulho. Depois de cinco minutos de mergulho, a aproximadamente de 6,7 m (22 pés) de profundidade, o meu regulador começou a fazer um zumbido durante a inspiração. Depois de três inspirações barulhentas, o segundo estágio entrou em free-flow e o botão deflador do colete equilibrador emperrou aberto.

Gritei através do regulador, tentando sinalizar para o meu dupla e alarguei as pernas para reduzir a velocidade da minha descida. Troquei o regulador pelo meu segundo estágio alternativo, enquanto tentava soltar ar pelo colete. Eu e o meu dupla emergimos juntos e ele conseguiu fechar a válvula do cilindro. O primeiro estágio do regulador estava completamente coberto de gelo. Decidimos não mergulhar mais pelo resto daquele dia.
Mergulhar em água fria, mesmo na ausência de cobertura de gelo, pode gerar problemas sérios com o equipamento. A expansão do ar sob alta pressão do cilindro para a pressão intermediária do primeiro estágio produz um efeito resfriador. A despeito do fato de a temperatura da água estar acima do ponto de congelamento, o resfriamento pode fazer com que a temperatura do primeiro estágio atinja 0°C (32°F) ou menos. O gelo pode se formar e se formará no primeiro estágio, interferindo com o seu funcionamento adequado.

A maioria dos reguladores modernos nessa situação entrará em free-flow em vez de parar de fornecer ar. Como esse mergulhador descobriu, o mesmo resfriamento com efeitos de expansão também pode fazer com que o mecanismo inflador/deflador do colete apresente mau funcionamento quando se congela. É primordial, quando se mergulha em água fria, assegurar-se de que o seu regulador e os outros equipamentos são compatíveis com o ambiente frio, para evitar situações potencialmente perigosas. Trabalhe em conjunto com os profissionais da sua loja de mergulho local para selecionar e/ou preparar os equipamentos adequados para esse ambiente difícil.

— Marty McCafferty, EMT-P, DMT, EMD-A


Other Case Summaries FAQs