DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Trocando de computador de mergulho

O mergulhador teve um problema de free-flow com seu regulador e decidiu trocar por outro do mesmo tipo. Ambos tinham computador de mergulho acoplados. Ele deveria usar o novo computador? Após o terceiro mergulho da manhã, um grupo de mergulhadores veio à superfície devido a um problema de free-flow no segundo estágio. Durante o intervalo de superfície, notei que o grupo e vários outros mergulhadores estavam a tentando corrigir o problema. Chegou-se a conclusão que o regulador teve uma falha mecânica que não podia ser corrigida. Um mergulhador no grupo ofereceu ao mergulhador afetado um regulador de reposição para ser usado durante o resto da viagem.

Mais tarde eu ouvi uma discussão sobre o uso do computador conectado ao regulador emprestado; alguém disse que "é o mesmo tipo de computador por isso não há problema em usa-lo".

Eu imediatamente os desaconselhei a usar o novo computador, pois ele não teria o registro dos outros mergulhos repetitivos anteriores abaixo dos 24 metros que o mergulhador tinha feito. Nenhum dos mergulhadores do grupo tinha pensado nesse problema, pois eles estavam muito focados em obter um regulador que funcionasse para o mergulhador afetado.

Eu sugeri ao mergulhador usar o computador de seus mergulhos anteriores; ele o fez, e o grupo continuou sem problemas pelo restante da viagem de mergulho. Este mergulhador evitou assim um possível episódio de doença descompressiva.
Este foi um bom conselho do mergulhador que relata o caso. Um computador de mergulho é um dispositivo pessoal e só é bom se registrar todos os mergulhos do mergulhador, separados por intervalos de superfície menores que 24 horas.
O mergulhado nunca deve iniciar outro mergulho no mesmo dia usando um computador de mergulho diferente. Além disso, as pessoas presentes com conhecimento e experiência não devem hesitar em fornecer aconselhamento adequado, que pode salvar vidas.
Para saber mais, leia "Your Computer Fails: Now What?"de Robert N. Rossier .

Petar Denoble (Tradução Irène Demetrescu)


Other Case Summaries FAQs