DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Pouco lastro torna o mergulho desconfortável

Um mergulhador deixou de verificar a quantidade correta de peso antes do mergulho e tentou compensar embaixo d'água.Viajei pela primeira vez levando apenas meus reguladores, minha máscara e minhas botas de neoprene para ter mais tranquilidade e menos peso em trânsito. Normalmente uso um colete equilibrador integrado e preparo o meu próprio lastro. Informei ao operador de mergulho a quantidade de peso que desejava para o nosso primeiro mergulho e o cinto de lastro que recebi me pareceu adequado. No segundo mergulho, usei o mesmo cinto de lastro com bolsos, mas não olhei no interior deles antes de calcular o peso total. Foi decididamente um erro.

Tive muita dificuldade para descer e informei o dive-master sobre o meu problema com o peso. Ele adicionou 2 kg (6 libras) ao meu colete, mas eu ainda estava leve demais, o que tornou o meu mergulho curto e desconfortável. O barco não tinha cabo de âncora, então a parada de segurança foi quase impossível. Felizmente, a nossa subida foi gradual e eu tinha à disposição muitos minutos para a descompressão no fim do mergulho.
Mergulhadores em viagem que escolhem limitar a quantidade de equipamento pessoal que levam consigo ou mergulhadores que não possuem o próprio equipamento podem alugar ou receber equipamentos com os quais não estão familiarizados. Isso pode criar uma situação potencialmente problemática ou, no pior dos casos, comprometer a segurança. O mergulhador acima aceitou a responsabilidade por não confirmar que a quantidade correta de lastro se encontrava nos bolsos do cinto antes do seu mergulho. O seu julgamento pessoal deveria ter enfatizado a necessidade de realizar uma verificação de todo o equipamento antes do mergulho.

Em última instância, é responsabilidade do mergulhador e do seu dupla confirmar que todo o equipamento esteja em ordem e configurado adequadamente para o seu melhor desempenho. Quando se está usando um equipamento não familiar, um mergulho em um ambiente mais controlado e confinado pode ser útil antes de imergir em águas abertas. Além disso, um controle de flutuabilidade adequado é essencial. A recomendação mais comum é que o mergulhador desinfle completamente o seu colete equilibrador na superfície. Respirando normalmente, a quantidade correta de lastro permitirá que ele flutue na água ao nível dos olhos.

— Marty McCafferty, EMT-P, DMT, EMD-A


Other Case Summaries FAQs