DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Mergulhando sem ar

Mergulhador não realiza a checagem pré-mergulho e descobre na água que o seu cilindro está vazio. (2013, USA)Minha esposa e eu estávamos participando de um mergulho de fim de tarde/noturno com duas saídas. Naquela noite, minha esposa, que é uma mergulhadora novata, entrou na água antes de mim. Equipei-me rapidamente e chequei o meu regulador e o botão deflador do colete equilibrador; porém não verifiquei o meu manômetro. Entrei na água, e o grupo (liderado por um dive master) desceu rapidamente. O dive master nadou em direção ao ponto onde o grupo observaria arraias-manta. Eu era o último da fila, já que estava descendo mais devagar. Minha esposa estava cerca de 9 m (30 pés) à minha frente.

Notei que o meu regulador estava muito "duro" para respirar. Na segunda inspiração, recebi somente metade de uma respiração, e percebi que o meu cilindro estava vazio. Tive de decidir rapidamente entre nadar até minha esposa ou nadar para a superfície, então nadei até ela. Ela estava longe de mim; alcancei-a, porém já sentia uma enorme necessidade de ar quando o fiz. Agarrei o seu octopus, mas o coloquei na boca de ponta-cabeça e inicialmente não consegui obter ar. Depois de várias outras tentativas, consegui fazer uma inspiração de metade ar e metade água, até que finalmente consegui ar suficiente para voltar à superfície.

Sinalizei à minha esposa a superfície, e fizemos uma subida de emergência. Chegando à superfície, soltei o meu lastro e ela inflou o seu colete. (Eu não podia usar o meu botão deflador porque o cilindro estava vazio.) Gritamos por socorro, e finalmente um instrutor em mergulho livre veio em nosso auxílio e nos guiou de volta ao barco. Nenhum de nós tinha sofrido lesões, embora eu tenha aspirado um pouco de água do mar.

A tripulação do barco tinha sido responsável pela montagem do equipamento de todos e pela troca dos cilindros entre os mergulhos. Concluímos que a tripulação tinha me dado um cilindro quase vazio, e que eu não detectei o problema porque não verifiquei o meu manômetro.
Comentários
Omitir a checagem pré-mergulho poderia ter custado a esse mergulhador a sua própria vida. A checagem pré-mergulho determinará se há ar respirável o suficiente no cilindro e se o regulador está funcionando bem.

Por que essa omissão perigosa ocorreu neste caso? Ser casados não estabelece automaticamente um perfeito relacionamento como parceiros de mergulho. As regras do mergulho em duplas deveriam ser recitadas antes de cada mergulho, independentemente de quem seja o seu dupla. Os duplas devem entrar na água ao mesmo tempo e somente depois de terem se certificado de que ambos fizeram uma checagem pré-mergulho completa. Uma vez na água, a checagem pré-mergulho deve ser concluída inspecionando-se os equipamentos mutuamente para ter certeza de que não há potenciais vazamentos.

Duplas que se separam antes de entrar na água provavelmente permanecerão separados durante o mergulho e não serão capazes de fornecer assistência mútua se necessário. Neste caso, foi apenas sorte o fato de o mergulhador ter conseguido alcançar a sua esposa antes de ficar sem ar.


Other Case Summaries FAQs