DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Mergulhador atacado e ferido por um king trigger fish.

Um grande king trigger fish atacou um mergulhador e atingiu sua cabeça causando um grande ferimento.Eu fui atacado por um king trigger fish ao mergulhar em um santuário recifal próximo á praia nas Filipinas. O peixe me atingiu com grande impacto atrás da cabeça. Eu percebi que tinha um grande ferimento no couro cabeludo e rapidamente abortei o mergulho. O divemaster e eu omitimos parada de segurança e o barco nos levou de volta a praia onde o socorrista de emergência estava nos aguardando.
Eu não tinha visto o peixe antes dele avançar. Ele avançou diretamente em minha direção uma vez, e novamente antes que eu pudesse me virar e me afastar utilizando as nadadeiras. Eu afastei o animal com a minha câmera de mergulho antes de ser atingido na cabeça.

O ataque foi testemunhado pelo divemaster e vários outros no meu grupo. O divemaster aplicou pressão direta sobre o ferimento durante a subida e, em seguida, apliquei pressão com uma toalha enquanto o barco voltava para a praia. Fui colocado em uma espreguiçadeira na praia, onde o socorrista do resort limpou e pressionou o ferimento. Fui então levado ao hospital para levar pontos.
Os king trigger fish são conhecidos por seu comportamento agressivo. Parece que vários mergulhadores a quem falei sobre este caso tinham passados por episódios semelhantes, mas ninguém havia realmente se ferido. No entanto, este comportamento do king trigger fish parece ser bastante comum e o mergulhador deve estar ciente disso. Os king trigger fish protegem seu território intensamente e eles vão lutar contra qualquer um e qualquer coisa que se aproxime e ultrapasse a barreira de seu território. Para saber mais sobre o comportamento dos peixes veja:
http://www.howfishbehave.ca/pdf/aggression.pdf

http://www.howfishbehave.ca/pdf/Mobbing%20in%20fishes.pdf

Veja alguns ataques documentados no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Au4zd1kKEk8
http://www.youtube.com/watch?v=3HExjj-bE64


Petar Denoble

Tradução: Irène Demetrescu
Revisão técnica: Cristiana Damiano


Other Case Summaries FAQs