DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Luva furada leva a barotrauma do ouvido

Um mergulhador distraído perdeu o controle da flutuabilidade e sofreu um barotrauma do ouvido.O mergulho planejado ocorreu em água fria no mar (10-15°C, 50-59°F). Eu estava usando uma roupa seca com luvas secas. Durante a descida, notei que uma das minhas luvas estava furada. Enquanto tentava resolver o problema, não percebi que continuei a descer e sofri um barotrauma no meu ouvido médio direito. Consegui fazer uma subida controlada até a superfície.O cenário que o mergulhador descreve ocorreu, com grande probabilidade, devido a dois fatores que os mergulhadores subestimam frequentemente. O primeiro é o controle de flutuabilidade. Se o mergulhador tivesse estabelecido a flutuabilidade neutra, ele não teria continuado a descer. As consequências da situação pela qual passou este mergulhador não foram sérias, mas, em outras circunstâncias, uma situação potencialmente grave poderia ter se criado. Se o mergulhador passa por uma subida ou uma descida não controladas, as consequências potenciais podem ser catastróficas.

Além disso, o mergulhador se distraiu tentando lidar com a luva furada. Este mergulhador poderia muito bem estar tirando uma fotografia, ajustando um equipamento ou admirando a vida marinha. O termo "consciência situacional" pode soar trivial, mas este é um exemplo de como uma distração simples ou até mesmo familiar pode produzir um resultado negativo.

É razoável traçar um paralelo entre dirigir um veículo e mergulhar. Como motoristas, somos sempre lembrados de evitar atividades como digitar mensagens ou falar ao celular, que podem desviar a nossa atenção da tarefa que estamos executando. Como paramédico, tenho testemunhado pessoalmente desfechos trágicos devidos à direção distraída. Como mergulhadores, não podemos nos permitir ser menos atentos. Um controle de flutuabilidade adequado é uma habilidade de segurança essencial que requer prática e a nossa concentração total.

— Marty McCafferty, EMT-P, DMT


Other Case Summaries FAQs