DAN Medical Frequently Asked Questions

Back to Medical FAQ List
Bookmark and Share

Ajuste do cinto de lastro

Problemas com o cinto de lastro fizeram com que um mergulhador se separasse dos seus companheiros durante um mergulho noturno. Três mergulhadores experientes, todos familiarizados com as regras e procedimentos do mergulho, decidiram fazer um mergulho noturno a aproximadamente 20 m de profundidade (65 pés). Eles planejavam descer e acompanhar o fundo do oceano para concluir o mergulho. O último mergulhador a descer sentiu o cinto de lastro apertado e decidiu afrouxá-lo um pouco. Ele estava usando um cinto de lastro de nylon com pesos de chumbo removíveis e ajustáveis. O cinto era mantido fechado pela caixa estanque de uma câmera de ação. Por causa do colete equilibrador, o mergulhador não conseguia enxergar a fivela do seu cinto de lastro e tentou localizá-la com as mãos. Ele a encontrou e liberou a alavanca da câmera; os pesos se moveram e empurraram a extremidade do cinto para longe da fivela.

Ele tentou por um minuto repassar a ponta do cinto pela fivela, porém sem sucesso. Naquele ponto, o mergulhador percebeu que estava subindo involuntariamente. Ele parou de operar o cinto de lastro e começou a descer para alcançar os seus companheiros de mergulho. Sem saber que ele enfrentava dificuldades, os parceiros tinham continuado o mergulho e se encontravam então a aproximadamente 15 m (50 pés) de distância dele. O mergulhador ficou sobrecarregado na tentativa de segurar o cinto e os pesos, regressar ao fundo e, simultaneamente, usar a sua lanterna para alertar os dois parceiros para o fato de que ele precisava de ajuda. Ele ficou ansioso e chegou ao limite do pânico. Finalmente, os companheiros notaram os seus sinais de luz e voltaram para ajudá-lo a fechar o cinto de lastro. Os três mergulhadores, então, concluíram o mergulho planejado sem outros incidentes.
O mergulho noturno requer uma preparação pré-mergulho completa. Os parceiros de mergulho têm de ficar próximos para compensar a falta de visibilidade. O mergulhador que provou dificuldades com o seu cinto de lastro parecia não estar familiarizado com a configuração do dispositivo de fecho e com o arranjo de pesos do seu cinto. No entanto, ele possuía o treinamento necessário para permanecer calmo durante o evento e foi capaz de chamar a atenção dos seus companheiros sinalizando com a sua lanterna.

Aprender a ajustar a configuração do cinto de lastro é uma habilidade normalmente desenvolvida no nível básico. O ajuste do cinto de lastro é ensinado para quando se está fora d'água, a meia-água e na coluna d'água. Essa é uma habilidade importante a se aprender porque, quando se usam roupas úmidas, estas começam a se comprimir à medida que o mergulhador desce, fazendo com que o cinto de lastro se afrouxe. O mergulhador vai precisar, então, apertar o cinto de lastro para que ele não fique oscilando nem escorregue e caia da sua cintura. Esse mergulhador experiente parece ter compreendido o que precisava ser ajustado no seu sistema de lastro durante o mergulho; no entanto, ele parece pouco familiarizado com o tipo de fivela que estava usando e não conseguiu manuseá-la sem o controle visual.

Como parte de um briefing pré-mergulho, teria sido uma boa ideia instruir todos os mergulhadores a fazer ajustes nos seus equipamentos se necessário e fazer com que cada mergulhador checasse os ajustes dos companheiros antes de prosseguir com o mergulho.
Além disso, é aconselhável que os mergulhadores permaneçam em duplas e não em trios. Quando se mergulha em trios em vez de duplas, a terceira pessoa do grupo pode facilmente perder o contato com os outros dois, cada um pensando que o outro está prestando atenção ao terceiro mergulhador. Especialmente quando se mergulha à noite, é importante manter um contato mais próximo com os outros companheiros, já que a visibilidade é restrita.

Lições aprendidas:
• Os mergulhadores devem estar em grupos de dois para uma melhor supervisão mútua.
• Tenha um plano de contingência, compartilhe-o com os seus companheiros e cumpra-o.
• Quando tiver um novo equipamento, familiarize-se com os seus procedimentos de operação antes de usá-lo no mergulho. Pratique a configuração de um novo equipamento em uma piscina ou em águas rasas ou abrigadas antes de mergulhar em águas abertas.

— Brian Wake


Other Case Summaries FAQs